adm    
Euclides e o berço de Os Sertões
Usuarios Online: 1
06:04:12 , Friday, 29 de March de 2024 , Bom Dia!

Menu
Minissérie com a história de Euclides da Cunha


Minissérie - Desejo

fonte: http://cliptomaniabr.blogspot.com.br/2013/08/minisserie-desejo.html
 
Autoria
Gloria Perez
Colaboração
Margareth Martins
Direção
Wolf Maya (estúdio) e Denise Saraceni (externas)
Direção geral
Wolf Maya
Período de exibição
27/05/1990 – 22/06/1990
Horário
22h30

Sinopse:
Desejo foi uma minissérie de televisão brasileira, escrita por Glória Perez e exibida pela Rede Globo entre 27 de maio e 22 de junho de 1990, com direção de Wolf Maia e Denise Saraceni, com a colaboração de Margareth Menezes e direção geral de Wolf Maia.
A trama contava, de forma romanceada, o episódio conhecido como "A Tragédia da Piedade", quando o escritor Euclides da Cunha (vivido por Tarcísio Meira) foi morto por Dilermando de Assis (Guilherme Fontes), amante de sua mulher Ana Emília Ribeiro, personagem de Vera Fischer, indo a fundo no trabalho de pesquisa e reprodução da época (começo do século XX), com os antecedentes do fato ocorrido e, também, os desdobramentos do caso, que culminou na absolvição de Dilermando...


Trama / Personagens
- Foi no início do século XX que Euclides da Cunha (1866-1909) tornou-se protagonista de uma trágica história, que reúne paixão proibida, amor e morte. Baseada em fatos reais, a série Desejo conta a história de amor que levou à morte um dos maiores escritores brasileiros, naquilo que ficou conhecido, na época, como a “Tragédia da Piedade”. A trama se baseia no triângulo amoroso formado por Euclides da Cunha (Tarcísio Meira), Ana, de apelido Saninha (Vera Fischer), e Dilermando de Assis (Guilherme Fontes).
- Nomeado engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil, Euclides da Cunha passa a viajar com freqüência e acaba por ver sua mulher, já descontente com o casamento, envolvida em um relacionamento extraconjugal com o jovem aspirante do Exército Dilermando de Assis.
- Na manhã do dia 15 de agosto de 1909, Euclides saiu armado e decidido a pôr fim à aventura amorosa vivida por Ana. Na casa de Dilermando, há o flagrante, seguido de um tiroteio, do qual Dilermando saiu ferido, Dinorá, seu irmão, fica com uma perna paralisada e Euclides morto. Graças à defesa competente de Evaristo de Moraes (Wolf Maya), Dilermando, mesmo condenado pela opinião pública, foi absolvido.
- Apenas sete anos se passam e mais uma tragédia vem abalar o amor de Ana e Dilermando, agora já casados. Euclides da Cunha Filho (Marcelo Serrado) tenta vingar a morte do pai, mas é morto por Dilermando. Novamente o militar vai a julgamento e, mais uma vez, é absolvido. O advogado de defesa, dessa vez, alegou que o militar tivera uma perda total de sentidos, pois estava muito doente, beirando à morte. Saninha se vê, assim, diante de mais uma irreparável tragédia, mas acaba perdoando Dilermando


Playlist com 16 vídeos:



https://www.youtube.com/playlist?list=PL4gdfYYVGEJK3vRut72lm7qoaa_N_6GiM





Parceiros
Apoio
Protéton